NOTÍCIA

O ranking que ninguém quer liderar 16/04/2009

Novo Hamburgo é campeã em roubo e furto de veículos nos primeiros 100 dias de 2009.

Novo Hamburgo acorda nesta quarta-feira, dia 22, com uma triste notícia em relação aos índices de violência. Segundo levantamento divulgado pelo jornal Zero Hora, a Capital Nacional do Calçado é campeã em roubo e furto de veículos no Rio Grande do Sul. O ranking considera os registros de ocorrências em 14 municípios com frota superior a 50 mil automóveis no primeiros 100 dias de 2009.


O RANKING

Como se comportaram os furtos e os roubos de veículos nos 14 municípios gaúchos com mais de 50 mil carros:




































O levantamento feito pelo periódico revela que Novo Hamburgo figura há três anos na lista dos municípios mais perigosos para os motoristas. Em 2007, ficou na terceira colocação – com uma taxa de 18,5 crimes para cada mil veículos - e no passado foi vice-líder do ranking, apesar de reduzir a taxa para 17,3, atrás apenas de Porto Alegre. Bairros nobres como Hamburgo Velho estão entre os mais violentos quando o assunto são roubos (com violência) e furtos (ausência do motorista).


Quadrilhas desarticuladas em Porto Alegre

Mesmo contando com 19 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, Novo Hamburgo supera a capital do Estado pela primeira vez, com 562 ocorrências registradas e uma frota de 108.440 veículos.
O coeficiente é de 5,2 para cada mil. Canoas é a segunda colocada, com 5,1 para cada mil, e Porto
Alegre a terceira com cinco.
Autoridades policiais creditam a mudança no ranking à desarticulação de quadrilhas que agiam na capital gaúcha. A nova estratégia de barreiras da Brigada Militar também teria papel determinante. As blitze agora são realizadas com mais freqüência em vias de acesso a bairros nobres e boêmios nos quais a incidência de roubos e furtos costuma ser maior.


Fonte: jornal Zero Hora
.
.
.